Como fazer uma boa redação

Quem não quer saber como fazer uma boa redação? Essa modalidade textual é a mais cobrada em provas de concurso público e vestibulares. Um exemplo de sua importância inquestionável é o ENEM, no qual uma ótima nota na redação oficial da prova é imprescindível para conseguir uma boa somatória de pontos e assim disputar as melhores vagas no sistema unificado de seleção, em vigor no Brasil desde 2010.

Tudo isso explica a preocupação e o desejo crescentes de conseguir se destacar com o papel e a caneta na hora de fazer textos. O problema é que o dom da escrita realmente não é para todos, mas seguindo algumas regrinhas básicas e treinando bastante dá para fazer um bom trabalho, independentemente dos temas de redação com os quais você vier a topar por aí! Vamos lá?

Os 6 passos simples para aprender como fazer uma boa redação.

1 – Tenha atenção com os verbos

Se tem um fator que deve ser levado em conta na hora de refletir sobre como fazer uma boa redação dissertativa é o cuidado com a conjugação verbal. Ao contrário do que acontece em uma narrativa, uma boa redação para concursos e vestibulares tem cunho argumentativo, o que significa que o texto não deve transmitir uma opinião pessoal e íntima sua, então usar o “eu” está fora de questão aqui, viu? O correto, portanto, é usar a terceira pessoa verbal, utilizando-se dos pronomes ele, ela, eles e elas!

2 – Cuidado com a linguagem

Independentemente dos temas de redação que apareçam no caso da redação oficial ou redação para provas a certeza é uma só: a linguagem deve ser formal, seguindo as normas gramaticais impostas pela língua portuguesa. Apelar para a oralidade e para gírias está fora de questão, já que esse tipo de texto não comporta coloquialismos!

3 – Escolha bem as palavras

Nada de colocar em uma redação palavras que tenham sentido conotativo, que deixem o texto subjetivo e abstrato. A dissertação deve ser sempre objetiva, por isso fuja de expressões que deem um tom mais figurado as suas ideias!

4 – Não opte por expressões redundantes

Se a redação oficial é dissertativa (e portanto argumentativa) qual o propósito de colocar no texto expressões como “eu acho”, “na minha opinião” ou “de acordo com meu pensamento”? O leitor já subentende que todas as ideias ali expostas são suas, então não empobreça a redação com esse tipo de colocação.

5 – Construa ótimos períodos

Não importa sobre que temas de redação você irá escrever, nesse caso, é sempre importante priorizar a construção de frases curtas, claras e objetivas. Quanto mais você alonga o período, maiores as chances de confundir o leitor e errar na pontuação, além de gastar muito de espaço limitado disponível com enrolação, algo que deve ser evitado!

6 – Siga a estrutura

Por último, para entender como fazer uma boa redação é imprescindível compreender plenamente a estrutura textual pedida em um texto dissertativo. Você deve em todos eles uma introdução curta, que apresente o tema abordado, um desenvolvimento de até três parágrafos, no qual irá expor suas ideias e argumentar e por último uma conclusão breve, que fechará os seus pensamentos a respeito daquele assunto! Seguindo esse caminho fica muito mais fácil ter êxito na sua redação.

Agora você está sabe um pouco mais de como fazer uma boa redação, esse são os primeiros passos para um redação perfeita.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.

Close